7 Passos para Organizar Refeições Semanais

7 Passos para Organizar Refeições Semanais

Há muita informação sobre organização e planeamento de refeições com dicas e truques. Ainda assim partilho estes 7 Passos para Organizar Refeições Semanais. Pois informação e dicas nunca são demais para planear as refeições do dia a dia.

Com este post dos 7 Passos para Organizar Refeições Semanais partilho também como encaro a organização. Na minha humilde opinião, o segredo está em descobrir como adaptar a informação. Conseguir encaixar as dicas na tua rotina de forma a não ficares ainda mais subcarregada do que já estás.

Antes de começarmos a ver dos 7 passos para organizar as refeições semanais!

Para a organização das tuas refeições semanais funcionar tem de ser adaptada á tua rotina. Não adianta seguires todos os pontos se nenhum deles vai de encontro ao teu dia a dia. E no que queres para a tua organização.

Por exemplo, eu trabalho a partir de casa com apenas uma ida ao escritório por semana e não tenho filhos. Facilmente consigo fazer a preparação das refeições na hora, embora eu prefira ter já algumas coisas tratadas anteriormente. Trabalhas fora de casa e tens filhos na escolha e com atividades? Não te vai ser possivel fazer um planeamento igual ao meu.

Antes de estar em teletrabalho, apanhava transportes para o escritório que me ocupavam 4h no dia para ir e voltar. Aqui organizei-me de forma diferente da que faço hoje. Confesso que não sei como conseguia antes. 🤔 E não me lembro de reclamar de falta de tempo. 😁

Mas se eu conseguia ter as refeições semanais organizadas e planeadas, mesmo com pouco tempo, vocês também conseguem.

Talvez tenham sido esses tempos que me fizeram esforçar, apender e chegar a estes 7 passos para Organizar Refeições Semanais. Hoje essa organização já faz parte da minha rotina e já quase que nem dou por eles.

Vamos então ver qual a organização e planeamento perfeito para as tuas refeições semanais?

Acho importante referir o que para mim é organização, isto porque cada um tem a sua definição, penso eu. Para mim organização é uma rotina, um hábito. Talvez se a encarares da mesma forma, ajude a tornar bem mais fácil manter o planeamento das refeições semanais. Isto, porque os hábitos são tão automáticos que por vezes nem dás conta que existem.

como tornar a tua organização num hábito

Estás disposta a ocupar tempo e a abdicar de outras coisas para criar o teu planeamento e organização?

Sim! Então já tens o passo mais importante dado.

Não! Então lamento, mas não vai funcionar. Ao fim de 2 ou 3 vezes de fazeres todos os passos vais desistir. A organização ainda não é uma prioridade para ti. Ainda assim os dias que tentas são ganhos, por isso avança na mesma. 😉

Advertências para o percurso dos 7 Passos para Organizar Refeições Semanais

Dá trabalho, ocupa tempo e se ainda por cima não gostas de cozinhar vão ser tempos difíceis no início. Mas depois quando começares a ver os benefícios vais adorar.

beneficios e vantagens da organização de refeições

Conselho para uma organização e planeamento das tuas refeições semanais!

Tens de colocar a tarefa da organização como prioridade máxima. Sobre aquelas atividades que não são prioridade, mas que preferes fazer. Tipo ver uma série, um filme, ir passear 2h em vez de 1h. Até a organização fazer parte da tua vida tens de ser rigorosa.

7 passos para começares a organizar as tuas refeições semanais

Pega numa folha em branco, numa caneta ou no telemóvel se fores mais para o digital e começa a planear.

7 passos para organizar refeições semanais

1-Analisa a tua agenda da semana

Onde consegues encaixar o tempo que precisas para a organização? Fins de semana? Durante a semana, de manhã ou ao fim do dia? Qual o dia da semana onde a vais encaixar? Bloqueia na agenda o tempo que achas que vais demorar a fazer cada tarefa. Define um lembrete no telemóvel ou coloca um post it no frigorifico para cada tarefa.

Caso a tua agenda seja estável podes agendar cada passo sempre no mesmo dia. Ficas com a rotina instalada bem mais rapidamente. Já se a tua agenda for do tipo cada semana é uma semana vai demorar um pouco mais. Isto porque todas as semanas tens de tirar um tempo para analisar a semana e onde vais encaixar cada tarefa. Mas com o hábito fica mais fácil e rápido de fazer.

2-Quando vais cozinhar

Vais cozinhar todos os dias ou cozinhas em 1 ou 2 dias da semana para todas as refeições? Precisas de marmitas? Quais as refeições que precisam de marmita? Tens como aquecer a marmita? Consegues trazer sobras dos almoços ou jantares de fim de semana em casa dos pais ou até de amigos?

Responde ás questões para saberes exatamente o que precisas planear.

3-Inventário

Faz o inventário do que tens no frigorifico, congelador e despensa. Assim ficas a saber o que precisas cozinhar primeiro. Controlas o que está em fim de vida e dás uso ao que já tens disponível em casa. Assim até tens por onde começar a pesquisa de ideias para as receitas.

4-Pesquisa ou pensa em ideias do que cozinhar

Se fizeres o inventário é mais fácil ter ideias para as refeições ou mesmo para as pesquisar. Pois podes pesquisar logo pelo ingrediente que precisas gastar.

Ter o frigorifico vazio acaba por ser mais desafiador. Porque se não te apetece comer nada em especial as ideias não vem e nem sabes bem o que pesquisar. Para esse caso podes pesquisar pelos ingredientes que costumas consumir com mais frequência, pesquisas receitas diferentes para variar.

Tenho alguns post com o menu completo para as 4 refeições do dia onde te podes inspirar. Escolhe 2 ou 3, por exemplo e fazes as receitas a dobrar. E ficas com o planeamento para a semana tratado.

Altera os acompanhamentos dos pratos principais de acordo com o teu gosto. Assim como os toppins e recheios do pequenos-almoços ou lanches. As refeições ficam mais variadas e não te cansas de comer sempre igual.

Preenche o teu planner com as receitas que escolheste.

Menu completo para te inspirares quando seguires os 7 passos para organizares as tuas refeições

5-Lista de compras

Depois das receitas escolhidas chegou a hora de fazer a lista de compras.

Seja qual for a frequência de compras que decidiste adotar tens sempre de fazer uma lista. A lista vai ajudar-te a comprar apenas o que está em falta e nas quantidades certas. Assim poupas na conta e no desperdício. Se não levares lista podes esquecer um ingrediente da receita que querias fazer. Para quem tem pouca experiência em improvisar na cozinha, abre a porta á quebra do planeamento e pedir comida.

6-Organização pós compras

Aqui está uma das partes mais maçadoras da organização. Mas que faz toda a diferença, em minha opinião. Tratar de todos os frescos e congelados no dia em que os compras.

Ou seja, lava, corta e armazena todos os frescos e congelados que compraste. Por exemplo, quando queres acompanhar uma refeição com salada é só pegar e colocar no prato porque já está lavada. Se ainda tiveres que a lavar vai dar-te preguiça, não a comes e vai estragar-se. Para além de que os alimentos bem-acondicionados duram mais tempo.

Quanto aos congelados, eu gosto de separar tudo em porções individuais e congelar. Assim na hora de descongelar sabes exatamente a quantidade que vais tirar para cozinhar.

7- Hora de preparar as refeições

De acordo com o que definiste na tua agenda chegou a hora de cozinhar. Seja qual for o método que tenhas escolhido, tenta aproveitar para cozinhar em maior quantidade para rentabilizar o tempo. E se ligares o forno faz várias coisas para o aproveitar.

Depois da comida cozinhada, deixa arrefecer antes de guardar. Guarda em porções individuais já com acompanhamento e proteína no mesmo recipiente. Assim é só pegar e já está tudo no mesmo sítio. Eu deixo no frigorifico até 3 dias, tudo o que for fora disso congelo e depois descongelo quando preciso.

Refeições preparadas e organizadas para a semana, podes passar á próxima tarefa prioritária.
Não te esqueças que descansar e não fazer nada também são tarefas prioritárias.
😊Por vezes esqueço-me disso, ou mesmo muitas. 😬

Faz o download do Guia Prático que preparei para estes 7 Passos para Organizar Refeições Semanais. Inclui página com perguntas para delineares a tua organização, planner semanal de refeições e lista de compras.

descobre Dicas Práticas Como Manter uma Rotina de Refeições Organizada em 7 Passos (1)

A realidade do que vão ser os 7 Passos para Organizar Refeições Semanais

Infelizmente não é acordar de manhã e dizer a partir de hoje vou organizar todas as refeições da semana. Tens de te esforçar e empenhar. Para quem não gosta de cozinhar vai ser um horror, para quem detesta compras de supermercado um sacrifício. E há aqueles dias em que as coisas não correram bem e só queres esconder a cabeça debaixo da almofada. Vais pensar “mas porque vou perder tempo com isto, antes não perdia e vivia não vivia?”

Mas no fim de toda a jornada estás mais saudável, sentes-te melhor fisicamente e tens mais disposição.

E vai chegar a altura em que vais ter tempo extra que não fazias ideia que era possível ter.  Vai valer a pena o percurso que agora estás a imaginar doloroso.

Este é o Princípio de uma vida mais leve, saudável e com mais qualidade!

Por fim, se resolveste dar uma oportunidade á organização das refeições da tua semana partilha comigo a tua experiência. Se tiveres dúvidas ou precisares de ajuda fala comigo. Adoro saber como correm as vossas experiências na cozinha. Isabel 😊

Desvende os 7 Passos Essenciais para Organizar suas Refeições Semanais


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *