Como Fazer Arroz-Doce: Receita Tradicional da Minha Mãe

No post de hoje vou falar-te de Como Fazer Arroz-Doce! Arroz-Doce é aquela receita tradicional que nunca me interessou modificar para ficar mais saudável. Por isso a receita de hoje é bem menos saudável do que o habitual por aqui.
Para mim Arroz-Doce tem de ser o tradicional! Feito com açúcar branco refinado, sem ser saudável, mas com memórias que aquecem o coração e o paladar.
Tentar fazer uma alimentação saudável é isto mesmo. Por vezes incluir algo não tão saudável. Comer com moderação e ficar com o coração quente quando a comida traz memórias boas também faz parte do saudável.
Acho que na maioria das famílias portuguesas há a tradição no arroz-doce. Há sempre uma receita que passa de geração em geração. Cá por casa o arroz-doce sempre foi do branquinho! Não se junta ovos, pudim do “chinês”, leite-creme e afins, é só arroz, leite e açúcar.
A receita que deixo aqui é a da minha mãe. Mas que por sua vez tem a receita da minha tia-avó. E a tia avó já tinha aprendido com alguém. Não consegui chegar ao grau de parentesco que tinham, é muito confuso, e não me esforcei para entender (eheheh).

Há realmente truques e dicas para o Arroz-Doce perfeito?
O Arroz-doce, tenho a ideia que é uma das sobremesas mais difíceis de conseguir chegar no ponto ideal. Pelo menos para mim. Por mais vezes que o faça, há vezes que são um total falhanço. Ahahah
Da última vez que fiz (seguindo a receita ao milímetro) o resultado foi um arroz para rebocar paredes! 🤣 Imaginem só a secura e consistência do dito. Felizmente o sabor estava lá. Mas cá por casa há um viciado em doces e principalmente em Arroz-Doce. Assim não sobrou um único bago de arroz para contar a história. Não é pai?
Se também fazem parte do grupo que procura a receita perfeita de Como Fazer Arroz-Doce, sabem do que falo.
Cheguei á conclusão que não é a receita ou as dicas que fazem realmente um bom arroz-doce. É sim, o espírito com que estás, o tempo que tens para o fazer e a paciência. Ah, e ainda há os dias em que simplesmente não estás com mão para a cozinha.
E que podes fazer com esta conclusão? Dá o teu melhor com as condições que tens no momento que fores cozinhar. Uma coisa garanto, o sabor nunca falha!
E mesmo com isto dito, vou deixar aquilo que acho que pode ajudar e quem sabe fazer a diferença. Isto se estiveres com mão para o Arroz-Doce na altura de o fazer. 😁

O que pode ajudar na hora do Como Fazer Arroz-Doce Tradicional
Após ter feito várias vezes a receita, acho que posso apontar como “TRUQUES ou DICAS“:
O Arroz: Para mim, o melhor é o carolino de bago pequeno. Prefiro as versões de marca branca, coze mais rápido, e não “encrua” depois de juntar o açúcar. Isto para quem gosta de um arroz em que não se sente muito o bago do arroz.
O Leite: O melhor é o leite-gordo, para criar um caldo bem espesso. Mas para o meu gosto prefiro o leite-meio gordo. Assim se errar o ponto de cozedura, depois de frio acho que não fica tão seco.
O bico do fogão: Com a intensidade do bico controlas o evaporar dos líquidos. Caso esteja um lume alto vão evaporar rápido e o arroz não coze devidamente. Normalmente uso o bico mais pequeno do fogão. Começo por usar na intensidade máxima até ferver e baixo para o mínimo depois de iniciar a fervura. Sempre que juntarem um líquido e até que ferva podem voltar a aumentar e depois voltar a baixar. Desta forma vai apurar mais lentamente e é mais fácil conseguir chegar ao ponto certo. É claro que também vai demorar um pouco mais a preparação.
Nos dias em que não tenho muito tempo, vou aumentado e baixando o lume, conforme vou ficando sem liquido.
Ah, e o melhor é o truque das mães para o como fazer arroz-doce! Ela olha, mexe o tacho e diz “está bom assim!” Bom truque não acham? Ahahah
Vamos ver dos ingredientes para o Arroz-Doce: Receita Tradicional da Minha Mãe
Aqui está a lista do que precisas.

- Arroz carolino
- Água
- Cascas de limão
- Pau de canela
- Pitada de sal, só mesmo umas pedrinhas nas pontinhas dos dedos (como ela me disse)
- Leite meio-gordo
- Açucar
- Manteiga da boa e com sal
- Canela em pó para finalizar
Como Fazer Arroz-Doce a Receita Tradicional da Minha Mãe
- Coloca num tacho a água, as cascas de limão e o pau de canela.
- Leva ao lume. Sempre em lume brando e assim que começar a ferver junta o arroz, a pitada de sal e mexe. Deixa evaporar a água em lume brando e sem tampa, vai mexendo para não pegar ao fundo.
- Depois de evaporada a água junta metade do leite. Pode ser frio ou quente, desta vez aqueci o leite para ser mais rápido. Deixa ferver e vai mexendo.
- Quando começar a ficar sem líquido junta o restante do leite. Volta a deixar ferver e continuar a mexer de vez em quando.
- Quando o arroz estiver bem cozido junta o açúcar e a manteiga. Segundo a minha mãe o açúcar só se pode juntar quando arroz está mesmo cozido. Isto porque depois de adicionado o arroz já não coze mais. Agora vai começar a fase do “está pronto!”.
- Depois de adicionado o açúcar deves mexer mais frequentemente e assim que o caldo estiver espesso e reduzido está pronto. Aqui também conta o gosto de cada um, se gostas de um arroz mais seco ou com caldo. Eu gosto no meio termo, mas quando não fica no ponto gosto mais para o líquido. Também é uma boa dica deixarem um pouco mais líquido do que o que gostam. Pois depois de frio ele acaba por absorver um pouco do líquido.
- Depois de chegarem ao vosso “está pronto!”, distribuam por taças ou pratos. Parece que a tradição são pratos ou travessas. Mas desta vez coloquei em taças.
Para servir:
- Se tiverem paciência façam os típicos desenhos com canela em pó ou então polvilhem só com canela. E sim, arroz-doce tem de levar sempre canela em pó!

Espero que gostes da experiência de preparar esta receita de Arroz-Doce tradicional da minha mãe. E lembra-te que a cozinha é um espaço onde se criam memórias! Cada colherada deste Arroz-Doce é uma celebração á tradição familiar. – Isabel😊
Arroz-Doce: Receita Tradicional da Minha Mãe
Ingredientes
- 150 gr de arroz carolino
- 450 ml de água
- 5 cascas de limão
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal só mesmo umas pedrinhas nas pontinhas dos dedos (como disse a minha mãe)
- 700 ml de leite meio-gordo
- 150 gr de açúcar
- 20 gr de manteiga da boa e com sal
- Canela em pó para finalizar
Preparação
- Coloca num tacho a água, as cascas de limão e o pau de canela.
- Leva ao lume, sempre em lume brando, e deixa ferver, assim que começar a ferver junta o arroz, a pitada de sal e mexe. Deixa evaporar a água em lume brando e sem tampa, vai mexendo para não pegar ao fundo.
- Depois de evaporada a água junta metade do leite, pode ser frio ou quente, desta vez aqueci o leite para ser mais rápido. Deixa ferver e vai mexendo.
- Quando começar a ficar sem líquido junta o restante do leite. Volta a deixar ferver e continuar a mexer de vez em quando.
- Quando o arroz estiver bem cozido junta o açúcar e a manteiga. Segundo a minha mãe o açúcar só se pode juntar quando arroz está mesmo cozido, porque depois de adicionado o arroz já não coze mais. Agora vai começar a fase do “está pronto!”.
- Depois de adicionado o açúcar deves mexer mais frequentemente e assim que o caldo estiver espesso e reduzido está pronto. Aqui também conta o gosto de cada um, se gostas de um arroz mais seco ou com caldo. Eu gosto no meio termo, mas quando não fica no ponto gosto mais para o líquido. Penso também é uma boa dica deixarem um pouco mais líquido do que o que gostam, pois depois de frio ele acaba por absorver um pouco do líquido.
- Depois de chegarem ao vosso “está pronto!”, distribuam por taças ou pratos. Parece que a tradição são pratos ou travessas. Mas desta vez coloquei em taças.
Para Servir:
- Se tiverem paciência façam os típicos desenhos com canela em pó ou então polvilhem só com canela. E sim, arroz-doce tem de levar sempre canela em pó!

Fizeste esta receita? Conta-me como foi a tua experiência nos comentários. Por favor, avalia a receita para que mais pessoas a possam descobrir. Obrigada pelo apoio!😊
Até á próxima aventura na cozinha! Bom apetite.
nhamm nhamm, arroz doce… quem não gosta 🙂 esta é aquela receita que tráz tantas boas memórias. Em cada família há uma receita de arroz-doce, mas esta… hummm, é divinal. É mesmo aquele arroz-doce das nossas bisavós, recomento 🙂
Obrigada pelo comentário tão carinhoso. 😊
Simplesmente delicioso
Obrigada 😊