Batata-doce Recheada com bacalhau e Broa de milho | Sugestão para a Consoada
Batata-doce Recheada com bacalhau e Broa de milho uma sugestão bem diferente do Bacalhau á posta, tradicional da Consoada. Uma ideia para variares o teu bacalhau da consoada e que vai impressionar tanto pelo sabor como pela apresentação.
Cá por casa desde que somos nós, eu e a minha irmã a tomar conta da cozinha na consoada, nunca há o tradicional bacalhau á posta com couve e batata. E isto já desde bem miúdas. E mesmo agora, já cada uma com a sua vida, a tradição mantém-se.
Por acaso até gosto bastante de posta de bacalhau cozida com batata e couve, mas no Natal digo que não gosto ahahaha. Assim todos os anos há uma receita nova para testar.
O teste é feito no próprio dia que é para dar mais emoção. 🤣 Pesquisamos uma receita umas semanas antes, mas só a fazemos no dia da Consoada. Que me lembre correu sempre bem, claro que há anos que são deliciosas e outros que são só mais ou menos. A do ano passado foi das deliciosas, Bacalhau com farinheira grelos e broa da Joana Roque.
Vamos ver como fazer um bacalhau diferente para a noite da consoada!
Este ano a consoada é da responsabilidade da minha irmã e ela já escolheu o que será. Mas eu andava com uma ideia às voltas na cabeça para testar e tive de a pôr em prática. Ficou tão bom que não conseguir deixar de partilhar antes da Consoada. Pode ser que ajude quem também gosta de variar o Bacalhau tradicional.
Desta vez dei-me ao luxo de inovar um pouco mais do que o habitual na receita de consoada. Ao fazer esta receita de Batata-doce Recheada com bacalhau e Broa de milho arrisquei na escolha da batata-doce, pois cá por casa há sempre um ou outro que diz que não aprecia batata-doce. Mas eu adoro! Como não vai ser a receita oficial da Consoada deste ano, não tinha porque não usar.😁
Para além de ter um aspeto e um sabor incrível esta receita pode ser preparada com antecedência. Na época das festas é tudo o que se quer, preparações com antecedência para a consoada ser calma e aproveitada ao máximo.
O que vais precisar para fazer Batata-doce Recheada com bacalhau e Broa de milho
Aqui está a lista do que precisas.
- Batatas-doces
- Posta de Bacalhau
- Folha de louro
- Ramos de alecrim
- Couve coração cortada em Juliana
- Cebola cortada em meias-luas
- Caju demolhado
- Água de cozer o bacalhau
- Noz-moscada
- Azeite
- Sal
- Pimenta
- Alho em pó
- Cebola em pó
- Coentros
- Broa de milho
- Castanhas assadas ou cozidas (opcional)
Como preparar Batata-doce Recheada com bacalhau para a Consoada
Coloca os cajus demolho pelo menos 4h antes de começares a fazer a receita, ou deixa de um dia para o outro demolho, foi o que eu fiz.
Preparação das Batatas-doces
Lava as batatas-doces e coloca-as com a pele na panela pressão. Cobre com água e adiciona sal. Não tenhas medo de colocar sal, pois a batata com pele e inteira não salga facilmente. Assim que ganhar pressão deixa cozer por 10min.
Quando sair a pressão abre a panela, escorre a água e deixa arrefecer as batatas-doces.
Depois das batatas-doces arrefecidas corta-as ao meio.
Com a ajuda de uma colher ou uma faca retira o interior. Tenta retirar o interior da batata-doce com cuidado para que a polpa não fique muito desfeita. Corta a polpa em cubos pequenos.
Preparação do Bacalhau
Para cozer a posta de bacalhau leva ao lume um tacho com água, uma folha de louro, o ramo de alecrim. Quando a água começar a ferver coloca a posta de bacalhau, deixa levantar fervura, tapa o tacho e desliga o lume. Deixa repousar por 10min. Retira do tacho e deixa arrefecer. Reserva água de cozer o bacalhau.
Retira a pele e as espinhas ao bacalhau e lasca-o.
Preparação do Recheio
Nos tempos de espera das batatas-doces ou do bacalhau corta a cebola em meias-luas.
Coloca num tacho o azeite e a cebola. Em lume brando deixa refogar até a cebola estar macia.
Enquanto a cebola refoga tritura os cajus com a água de cozer o bacalhau.
Quando a cebola já estiver macia junta o alho em pó a noz-moscada, a pimenta, o bacalhau em lascas, o molho de caju, a batata-doce em cubos e deixa apurar cerca de 2 a 3 min. Prova o molho e retifica os temperos caso aches necessário.
Preparação para ir ao forno
Recheia as batatas-doces com o preparado de bacalhau.
Num processador coloca a broa, as castanhas, os coentros, o alho e a cebola em pó, a noz-moscada, o azeite e processa até teres uma espécie de areia grossa.
Por cima do recheio do bacalhau coloca o preparado da broa.
Leva ao forno pré-aquecido a 200°C por 25 a 30min ou até a broa ficar tostada.
Enquanto tens as batatas-doces no forno coze a couve coração em água e sal. Depois de cozida escorre a água e volta a colocar no tacho.
Junta azeite e alho em pó á couve e deixa saltear por 3min.
Para servir:
No fundo do prato coloca uma porção de couve salteada. Por cima da couve coloca a batata-doce recheada. Coloca algumas azeitonas e rega com um fio de azeite.
Que substituições ou variações posso fazer?
Batata-doce: Podes substituir por batata normal, não fica igual, mas funciona perfeitamente.
Bacalhau: Podes usar bacalhau já desfiado.Se usares do congelado deixa descongelar antes de usar. Deixa-o escorrer alguns minutos numa peneira pare que não fique com água.
Caju: Podes substituir por natas ou creme vegetal. Talvez tenhas de ajustar a quantidade dependendo do que vais usar.
Como preparar a receita de Batata-doce Recheada com bacalhau e Broa de milho com antecedência.
- Prepara toda a receita até ao passo em que recheias as batatas-doces.
- Envolve o tabuleiro em pelicula aderente e leva ao frigorifico.
- Podes também pré-preparar a couve. Prepara-a conforme as indicações no passo a passo. Guarda num recipiente hermético no frigorifico.
- Retira o tabuleiro com as batata-doces recheadas do frigorifico 2h antes de colocares no forno para terminares a receita.
- Enquanto o forno pré-aquece, prepara a crosta de broa conforme a indicação no passo a passo.
- Leva ao forno pré-aquecido a 200°C por 25 a 30min ou até a broa ficar tostada.
- Aquece a couve num tacho e serve conforme indicado no passo a passo.
Como guardar a batata-doce recheada:
Para guardar: Depois de arrefecidas as batatas-doces recheadas com bacalhau e broa coloca-as num recipiente hermético e lava ao frigorifico até 4 dias. Guarda a couve salteada noutro recipiente hermético e leva ao frigorifico também até 4 dias. Podes aquecer no forno ou na Airfryer, com folha de aluminio por cima para não queimar. Também podes aquecer no micro-ondas, mas a broa não fica tão crocante.
Por fim, se fizeste esta receita de Batata-doce Recheada com bacalhau e Broa de milho para a tua consoada ou para outra ocasião deixa um comentário e/ou deixa a tua avaliação á receita. Adoro saber como correm as vossas experiências na cozinha. Isabel 😊
Outra opção que também vais gostar
Batata-doce Recheada com Bacalhau e Broa de milho
Ingredientes
- 2 Batatas-doces médias
- 1 Posta de Bacalhau média
- 1 Folha de louro
- 1 Ramos de alecrim
- 1 kg Couve coração cortada em Juliana
- 1 Cebola
- 25 gr de Caju demolhado
- 150 ml de Água de cozer o bacalhau
- 1 clh de chá de Noz-moscada
- 3 clh de sopa de Azeite
- Sal
- Pimenta a gosto
- 2 clh de chá de Alho em pó
- ½ clh de chá de Cebola em pó
- 2 Ramos de Coentros
- 80 gr de Broa de milho
- 4 castanhas assadas ou cozidas opcional
- Azeitonas a gosto opcional
Preparação
- Coloca os cajus demolho pelo menos 4h antes de começares a fazer a receita, ou deixa de um dia para o outro demolho, foi o que eu fiz.
- Lava as batatas-doces e coloca-as com a pele na panela pressão. Cobre com água e adiciona sal. Não tenhas medo de colocar sal, pois a batata com pele e assim inteira não salga facilmente. Assim que ganhar pressão deixa cozer por 10min.
- Quando sair a pressão abre a panela, escorre a água e deixa arrefecer as batatas-doces.
- Para cozer a posta de bacalhau leva ao lume um tacho com água, uma folha de louro, um ramo de alecrim. Quando a água começar a ferver coloca a posta de bacalhau, deixa levantar fervura, tapa o tacho e desliga o lume. Deixa repousar por 10min. Retira do tacho e deixa arrefecer. Reserva água de cozer o bacalhau.
- Depois das batatas-doces arrefecidas corta-as ao meio.
- Com a ajuda de uma colher ou uma faca retira o interior. Tenta retirar o interior da batata-doce com cuidado para que a polpa não fique muito desfeita. Corta a polpa em cubos pequenos.
- Retira a pele e as espinhas ao bacalhau e lasca-o.
- Nos tempos de espera das batatas-doces ou do bacalhau corta a cebola em meias-luas.
- Coloca num tacho 2 clh de sopa de azeite e a cebola. Em lume brando deixa refogar até a cebola estar macia.
- Enquanto a cebola refoga tritura os cajus com a água de cozer o bacalhau.
- Quando a cebola já estiver macia junta ½ clh de chá de alho em pó, ½ clh de chá de noz-moscada, a pimenta, o bacalhau em lascas, o molho de caju, a batata-doce em cubos e deixa apurar cerca de 2 a 3 min. Prova o molho e retifica os temperos caso aches necessário.
- Recheia as batatas-doces com o preparado de bacalhau.
- Num processador coloca a broa, as castanhas, os coentros, ½ clh de noz-moscada, 1 clh de chá de alho em pó e 1 clh de chá de cebola em pó, sopa de azeite e processa até teres uma espécie de areia grossa.
- Por cima do recheio do bacalhau coloca o preparado da broa.
- Leva ao forno pré-aquecido a 200°C. por 25 a 30min ou até a broa ficar tostada.
- Enquanto tens as batatas-doces no forno coze a couve coração em água e sal. Depois de cozida escorre a água e volta a colocar no tacho.
- Junta ½ clh de sopa de azeite e ½ clh de chá de alho em pó á couve e deixa saltear por 3min.
Para servir:
- No fundo do prato coloca uma porção de couve salteada. Por cima da couve coloca a batata-doce recheada. Coloca algumas azeitonas e rega com um fio de azeite.
Aventura-te na cozinha! Se fizeste esta receita partilha comigo. Por favor, deixa a tua avaliação para ajudares outras pessoas a descobrir esta receita. Obrigada pelo apoio 😊
Até á próxima aventura! Bom Apetite!
.