Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil
Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil aquele prato de massa reconfortante e delicioso que se prepara sem esforço e em pouco tempo. Uma combinação de massa, ervilhas e carne picada envolvida em molho de tomate e aquele extra de queijo gratinado. A receita ideal para fazer em dias corridos.
Recentemente a minha irmã ofereceu-me um “caneco” (como carinhosamente chamamos a utensílios para servir comida 😂) novo para a minha coleção de pratos, taças e travessas. E sempre que tenho um utensilio novo, tenho logo de o estrear, sou pior que os miúdos com brinquedos novos ahahahah. Também gostam de receber deste tipo de presentes?
Da minha cozinha tinha de sair rapidamente uma receita para dar uso ao novo “caneco”. E quando há urgência por aqui, a primeira coisa a fazer é abrir o congelador e pegar no que precisa ser gasto e que esteja pré-preparado. É uma ótima forma de ter ideias do que cozinhar, fica a dica.
Como tinha planeado fazer almondegas e uma salada com carne picada para partilhar por aqui, comprei em grande quantidade e ainda havia carne picada que precisava de gastar. Também havia frascos com molho de tomate caseiro. A lâmpada acedeu-se na minha cabeça e saiu este Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil.
Porque este Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil é perfeito?
Esta é uma daquelas receitas que se tornam favoritas a partir do dia em que a fazes pela primeira vez.
Uma receita de massa que se pode dizer saudável, rápida, simples e com muito sabor, mesmo com o uso de poucos ingredientes.
Precisas apenas de 7 ingredientes, um tacho e 15 minutos para preparar esta receita de massa gratinada com carne picada. E pode ser ainda mais rápido com a dica que te vou deixar mais abaixo.
Podes adaptar esta receita às tuas restrições ou opções alimentares. É uma receita muito versátil.
É uma refeição reconfortante que fica bem em qualquer ocasião. E que pode ser feita em grande quantidade, se duplicares ou triplicares a receita.
Se usares um tacho que possa ir ao forno, podes levar a gratinar no próprio tacho e evitas sujar mais loiça. Pratos ou tabuleiros individuais de ir ao forno também são uma ótima opção para poupar na lavagem da loiça.
Vamos ver dos ingredientes para este Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil?
Aqui está a lista do que vais precisar.
- Carne de vaca picada
- Massa cotovelinhos
- Ervilhas congeladas
- Molho de tomate
- Queijo Mozzarella
- Sal q.b.
- Orégãos q.b.
Passo a passo de como fazer Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil:
- Leva um tacho com água ao lume. Assim que levantar fervura junta a massa, as ervilhas e sal. Deixa cozer por 7 minutos. Escorre e reserva.
- Coloca a carne picada no mesmo tacho e leva ao lume. Deixa dourar a carne, mexe ocasionalmente e com a ajuda da colher vai separando a carne para que fique solta.
- Quando a carne estiver dourada junta o molho de tomate, mexe e deixa ferver por 2 minuto em lume brando.
- Junta a massa, as ervilhas e envolve bem. Prova, retifica os temperos e desliga o lume.
- Transfere a massa para um tabuleiro ou prato de ir ao forno. Coloca as fatias de queijo por cima e polvilha com orégãos.
- Leva ao forno a gratinar. Vai levar cerca de 5 minutos se tiveres a função de grill no teu forno. Também podes gratinar na Airfryer.
Como servir este Gratinado com Carne picada?
Podes servir com uma simples salada de folhas verdes ou com vegetais assados. Se fores fã de pão, como eu, podes acompanhar com pão torrado.
Que variações posso fazer nesta receita de Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil?
Esta receita pode ser customizada ao teu gosto. Deixo-te aqui algumas sugestões para te inspirares:
Carne: Podes variar a carne conforme o que tenhas disponível. Esta receita fica bem com carne de porco, peru ou frango. Também podes fazer uma versão vegetariana ou vegan, usa tofu e queijo vegan.
Massa: Escolhe uma massa curta como, penne, macarrão, fusilli ou concha. Podes também usar massa integral ou tricolor.
Molho de Tomate: Pessoalmente acho que com molho de tomate caseiro fica ainda mais delicioso. Mas podes optar pelo de compra e escolher o que mais gostas. Atualmente tens muitas opções de molho de tomate, podes variar o molho sempre que fizeres esta receita.
Vegetais: Para além das ervilhas podes juntar, espinafres, agriões, espargos, cogumelos, beringela ou courgette. Faz combinações ou usa apenas um.
Queijo: Eu sou uma falsa “queijeira”. Se me perguntarem se gosto de queijo digo, Não! Mas se o queijo for “cozinhado” gosto de queijo com restrições a alguns (ahahaha). O que para mim nunca falha é o Mozzarella, mas podes usar qualquer outro que seja fácil de gratinar.
Dicas da Isabel:
Não cozinhes de mais a massa: Retira 3 minutos ao tempo de cozedura da massa, que está indicado na embalagem, para que a massa fique bem “al dente”. Isto porque ainda cozinha um pouco quando vai gratinar ao forno.
Faz em mais quantidade: Este gratinado fica ótimo no dia seguinte. Assim é perfeito para fazeres em maior quantidade e ficares com refeições para os próximos dias ou para congelares.
Ainda mais rápido: Cozinha a carne picada com antecedência. Guarda-a no frigorifico ou congela. Só precisas mesmo de a levar ao tacho até dourar. Isto porque quando a fores juntar às tuas receitas é que lhe juntas molho ou o tempero. Também podes aproveitar para usar sobras de carne já cozinhada.
Como guardar e congelar:
Para guardar: Podes guardar as sobras ou as porções que fizeste a mais num recipiente hermético. Leva ao frigorifico por 3 dias. Podes aquecer no micro-ondas, no forno ou na Airfryer coberto com folha de alumínio.
Para Congelar: Também podes congelar este Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil. Leva ao congelador até 1 mês num recipiente hermético. Deixa descongelar a temperatura ambiente e aquece no micro-ondas, no forno ou na Airfryer coberto com folha de alumínio. Também podes retirar do congelador e levar diretamente ao forno, assim descongela e aquece. Para que o recipiente não estale assim que ligas o forno coloca o recipiente para ir aquecendo lentamente.
Por fim, se fizeste esta receita de Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil deixa um comentário e/ou deixa a tua avaliação á receita. Adoro saber como correm as vossas experiências na cozinha. Isabel 😊
Outras receitas que vais gostar:
- Lasanha de Frango Fácil e Saudável
- A melhor receita de gratinado de frango com massa e brócolos
- Penne com burrata e pesto
- Massa saudável com Salmão, brócolos e molho de abobora
Gratinado com Carne Picada Rápido e Fácil
Equipamento Necessário
- Tacho*
- Tabuleiro
Ingredientes
- 100 g de Carne de vaca picada
- 40 g de Massa cotovelinhos
- 50 g de Ervilhas congeladas
- 10 clh de Sopa de Molho de tomate.
- 2 Fatias de queijo Mozzarella
- Sal q.b.
- Orégãos q.b.
Preparação
- Leva um Tacho com água ao lume. Assim que levantar fervura junta a massa, as ervilhas e sal. Deixa cozer por 7 minutos. Escorre e reserva.
- Coloca a carne picada no mesmo Tacho e leva ao lume. Deixa dourar a carne, mexe ocasionalmente e com a ajuda da colher vai separando a carne para que fique solta.
- Quando a carne estiver dourada junta o molho de tomate, mexe e deixa ferver por 2 minuto em lume brando.
- Junta a massa, as ervilhas e envolve bem. Prova, retifica os temperos e desliga o lume.
- Transfere a massa para um tabuleiro ou prato de ir ao forno. Coloca as fatias de queijo por cima e polvilha com orégãos.
- Leva ao forno a gratinar. Vai levar cerca de 5 minutos se tiveres a função de grill no teu forno. Também podes gratinar na Airfryer.
Aventura-te na cozinha! Se fizeste esta receita partilha comigo. Por favor, deixa a tua avaliação para ajudares outras pessoas a descobrir esta receita. Obrigada pelo apoio 😊
Bom Apetite!