Puré de ervilhas com hortelã
Um delicioso Puré de ervilhas com hortelã para acompanhares da melhor forma os teus pratos de carne ou peixe. Com uma cor vibrante vai dar alegria e um sabor refrescante digno de um restaurante de requinte ao teu prato. Uma receita versátil, fácil, simples, saudável e rápida de preparar.
Nada como ir ao jardim da minha mãe e ver um canteiro de hortelã para pôr o cérebro a pensar em receitas. De tão bonita que está só apetece apanhar e colocar hortelã em tudo.😁 Como sou fã de coentros, quase nunca me lembro que também gosto bastante de hortelã. Mas com uma hortelã tão vistosa foi impossível não apanhar e usar numa receita.
Inicialmente a ideia desta receita começou apenas por ser uma alternativa ao húmmus ou á pasta de beterraba que uso para barrar no pão. Andava com vontade de variar. Sendo a ervilha um legume com muitos benefícios para a saúde e com um alto teor de proteína pareceu-me a escolha certa para acompanhar a bela da hortelã.
Mas depois de provar este Puré de ervilhas com hortelã passou a não ter apenas um propósito, mas sim três, isto porque podes usá-lo como acompanhamento, molho ou creme de barrar. Um extra de sabor e proteína que vai tornar as tuas refeições ainda mais deliciosas.
Porque vais querer fazer esta receita de Puré de ervilhas com hortelã?
É uma receita fácil, rápida e com poucos ingredientes.
Uma receita versátil, porque podes usá-la para várias ocasiões e propósitos.
Podes dobrar as quantidades e assim ficas com acompanhamento, molho ou creme para barrar, para as tuas refeições da semana.
Caso sobre, podes congelar e usar mais tarde, em dias mais corridos ou que não tenhas ideias do que cozinhar.
Vamos ver dos ingredientes para este Puré de ervilhas com hortelã?
Aqui está a lista do que vais precisar.
- Azeite
- Alho francês
- Cebola
- Folha de louro
- Ervilhas congeladas
- Limão (sumo e raspa)
- Hortelã
- Iogurte grego
- Sal
- Pimenta
Passo a passo de como fazer Puré de ervilhas com hortelã?
- Começa por cortar o alho francês em rodelas finas e por picar a cebola.
- Leva ao lume um tacho com o azeite. Quando estiver quente adiciona o alho francês, a cebola e a folha de louro. Deixar refogar até o alho francês e a cebola ficarem macios, cerca de 10 minutos.
- Junta as ervilhas e as raspas de limão e deixar cozinhar por 7 minutos.
- Retira a folha de louro e coloca o preparado de ervilhas numa taça ou no processador. Junta o iogurte, a hortelã, o sal, a pimenta e o sumo de limão. Tritura tudo muito bem com a varinha mágica ou com o processador, até ficares com um puré cremoso.
- Podes servir como acompanhamento de peixe ou carne. Ou servir com torradas.
Como servir este Puré de ervilhas com hortelã?
De tão bom que é quase que dá vontade de comer á colherada diretamente da taça onde o preparaste, verdade! Mas deixo-te aqui algumas das formas que gosto de o servir.
Como acompanhamento de peixe grelhado. Gosto de acompanhar o Robalo grelhado ou Dourada com este puré.
Também podes acompanhar com carne assada ou grelhada.
Coze a tua massa preferida, escorre a água, junta o puré e envolve bem. Polvilha com hortelã fresca picada e com um pouco de queijo ralado. Também podes juntar mais uma fonte de proteína, como por exemplo frango desfiado, tofu ou bacon crocante.
Torra uma fatia de pão e barra-a com uma quantidade generosa deste puré. Podes colocar por cima tofu “mexido” e cogumelos salteados como fiz aqui.
Que substituições posso fazer nesta receita de Puré de ervilhas com hortelã?
Iogurte grego: Podes usar iogurte natural, queijo cottage ou queijo quark. Tem atenção que cada um tem a sua textura e uns são mais sólidos do que outros. Pode acontecer o teu puré ficar um pouco mais líquido. Mas em sabor fica igual.
Hortelã: Embora eu considere que a hortelã é a erva aromática que mais combina com este puré, podes substituir por outra erva aromática que gostes mais ou tenhas á mão.
Dicas da Isabel:
Usa ervilhas frescas: Se tiveres acesso a ervilhas frescas usa-as em vez das congeladas. Frescas são bem mais saborosas e macias. O teu puré vai ficar ainda mais cremoso e saboroso.
Retifica os temperos: Prova o puré e retifica os temperos ao teu gosto, adiciona mais sumo de limão, mais hortelã ou mais iogurte.
Adiciona água: Caso gostes de um puré mais líquido adiciona um pouco de água. Eu normalmente deixo-o ficar mais espesso. Para barrar no pão fica bem melhor. Mas se for usar em massa, junto um pouco da água de cozer a massa para que fique mais solto e se envolva melhor na massa.
Como guardar e congelar:
Para guardar: Depois de arrefecido guarda num recipiente hermético e leva ao frigorifico até 3 dias.
Para congelar: Guarda num recipiente hermético, eu gosto de guardar em frascos. E leva ao congelador até 1 mês. Deixa descongelar no frigorifico.
Por fim, se fizeste esta receita de Puré de ervilhas com hortelã deixa um comentário e/ou deixa a tua avaliação á receita. Adoro saber como correm as vossas experiências na cozinha. Isabel 😊
Outras receitas que vais gostar:
- Batatas assadas simples para acompanhamento
- Sandwich de atum com maionese saudável
- Sandes de peru com pasta de beterraba
- Pasta de Beterraba para barrar
- Maionese de abacate com ervas saudável
- Molho cremoso de couve-flor
Puré de ervilhas com hortelã
Equipamento Necessário
- Tacho*
- Raspador*
- Taça
- Varinha Mágica*
Ingredientes
- 1 clh sopa de Azeite
- 50 g Alho francês
- 25 g Cebola
- 1 Folha de louro
- 250 g Ervilhas congeladas
- Raspa de 1 Limão
- 2 clh sopa Sumo de Limão
- 10 g Hortelã
- 2 clh sopa de Iogurte grego
- Sal
- Pimenta
Preparação
- Começa por cortar o alho francês em rodelas finas e por picar a cebola.
- Leva ao lume um Tacho com o azeite. Quando estiver quente adiciona o alho francês, a cebola e a folha de louro. Deixar refogar até o alho francês e a cebola ficarem macios, cerca de 10 minutos.
- Junta as ervilhas e as raspas de limão e deixar cozinhar por 7 minutos.
- Retira a folha de louro e coloca o preparado de ervilhas numa taça ou no processador. Junta o iogurte, a hortelã, o sal, a pimenta e o sumo de limão. Tritura tudo muito bem com a Varinha mágica ou com o processador, até ficares com um puré cremoso.
- Podes servir como acompanhamento de peixe ou carne. Ou servir com torradas.
Notas
- Como acompanhamento de peixe grelhado. Gosto de acompanhar o Robalo grelhado ou Dourada com este puré.
- Também podes acompanhar com carne assada ou grelhada.
- Coze a tua massa preferida, escorre a água, junta o puré e envolve bem. Polvilha com hortelã fresca picada e com um pouco de queijo ralado. Também podes juntar mais uma fonte de proteína, como por exemplo frango desfiado, tofu ou bacon crocante.
- Torra uma fatia de pão e barra-a com uma quantidade generosa deste puré. Podes colocar por cima tofu “mexido” e cogumelos salteados.
Aventura-te na cozinha! Se fizeste esta receita partilha comigo. Por favor, deixa a tua avaliação para ajudares outras pessoas a descobrir esta receita. Obrigada pelo apoio 😊
Bom apetite!