Pesto de Rúcula e Manjericão | Vegan

Procuras um molho versátil, delicioso e fácil de preparar? Este Pesto de Rúcula e Manjericão é o ideal! Com um sabor fresco, ligeiramente picante é uma ótima alternativa ao tradicional Pesto de manjericão. Perfeito para massas, tostas, saladas ou até para dar um toque especial a uma tábua de petiscos!

Pesto é um dos meus molhos preferidos! Há sempre deste molho no meu congelador para “desenrascar” uma massa ou uma sandwich de última hora. Este tipo de molho é super fácil de fazer, fica pronto em minutos e é uma versão vegan.
Comprei uma grande porção de rúcula quando fui na frutaria e estava com receio de não a conseguir consumir antes de se estragar. O Manjericão do vaso também já estava com um ar um pouco desgraçado. Já agora, como fazem com o vosso manjericão para durar bastante tempo? Por favor, partilhem as dicas. Sempre que compro um vaso dele, o dito dura no máximo 1 semana até começar a ficar com as folhas negras.🤷♀️
E foi assim que nasceu mais uma versão de molho Pesto. Quase nunca repito a mesma receita porque vou dando prioridade às ervas aromáticas que tenho em mais quantidade. O Pesto de Rúcula e Manjericão é um molho muito versátil que combina bem com praticamente tudo! Podes adicioná-lo aos teus legumes, massas, pizzas, sandwich e em combinação com outros molhos e muito mais! Para além disso, é uma alternativa maravilhosa ao tradicional Pesto de manjericão com pinhões e numa versão mais económica.
O que é molho Pesto?
Este é um molho tradicionalmente italiano que ganhou popularidade mundial. O tradicional vem de Gênova, na Itália, e é feito com manjericão, pinhões, alho, parmesão e azeite. O nome vem do verbo italiano “pestare”, que significa esmagar ou moer, referindo-se ao método tradicional de preparação num almofariz.
Atualmente, já existem inúmeras versões do molho Pesto, às quais os italianos provavelmente reviram os olhos e afirmam, em alto e bom tom, que não são verdadeiros Pesto. Arriscando-me a ser criticada por eles — e com razão —, deixo aqui esta versão com rúcula, que, para mim, é tão deliciosa quanto o Pesto tradicional.
Porque vais adorar esta receita de Pesto de Rúcula e Manjericão
- Saudável e Nutritivo: Rico em antioxidantes, gorduras saudáveis e proteínas.
- Rápido e Prático: Demora menos de 10 minutos a preparar.
- Versátil: Combina com massas, saladas, sandwich e muito mais!
Como fazer Pesto de Rúcula e Manjericão
Vamos começar pela lista dos ingredientes que vais precisar.

Ingredientes
- Rúcula
- Folhas de Manjericão
- Amendoins torrados
- Levedura Nutricional
- Dente de alho
- Azeite
- Sumo de limão
- Pimenta
- Sal
Podes encontrar a receita completa com as quantidades mais abaixo.
O passo a passo
1. Preparação dos Ingredientes
Lava bem a rúcula e o manjericão e retira o excesso de água com um pano de cozinha ou com a ajuda de um escorredor giratório.
2. Triturar os Ingredientes
Coloca todos os ingredientes no processador de alimentos ou no copo da varinha mágica.
O próximo passo é triturar ou processar tudo até obter um molho bem cremoso e homogêneo. O tempo de processamento vai depender do equipamento que vais usar, mas o objetivo é garantir que as ervas e os restantes ingredientes sejam bem incorporados, criando uma textura suave e fluída.
3. Ajusta os Temperos
Depois de triturar tudo, prova o Pesto e retifica ao teu gosto, mais sal ou mais sumo de limão por exemplo. Se gostares de um molho Pesto mais fluido podes adicionar 1 ou 2 clh de sopa de água. Se pretenderes um molho mais cremoso adiciona mais um pouco de azeite.

Vê as fotos com o passo a passo mais abaixo.
Onde e como usar este molho Pesto de Rúcula e Manjericão?
O Pesto de rúcula e manjericão é incrivelmente versátil. Aqui estão algumas ideias de como o podes utilizar:
- Com massas: Prepara a tua massa favorita (espaguete, penne, fusilli) e mistura com o Pesto. Podes adicionar legumes grelhados, tomates secos ou até algumas tiras de frango grelhado para uma refeição completa.
- Em sandwich ou wraps: Barra o Pesto sobre o pão ou tortilla e adiciona legumes frescos, queijo e proteínas á tua escolha para um lanche ou refeição rápida e saborosa.
- Como molho para salada: Usa o Pesto como molho para saladas frescas ou bowls de salada.
- Com legumes assados: Serve o Pesto como acompanhamento para legumes assados, como abóbora, batata-doce ou brócolos, para uma refeição saudável e cheia de sabor.
- Topping de Pizza: Uma outra forma de usar este molho é colocar como topping em pizzas ou bruschetta.
Que substituições/variações podes fazer neste Pesto de Rúcula e Manjericão?
Frutos secos: Podes substituir por qualquer outro fruto seco como por exemplo nozes, cajus, pistácios, pinhões, avelãs ou amêndoas.
Rúcula e manjericão: Experimenta substituir a rúcula por espinafres, agriões ou couve Kale. Também podes substituir por outra erva aromática como coentros ou salsa para um toque diferente.
Dente de Alho: Usa alho em pó, podes começar com 1 clh de chá e depois ajusta. Se não és fã de alho podes não colocar.
Levedura nutricional: A levedura serve para dar um leve sabor a queijo e também adiciona mais vitaminas. Mas podes substituir por queijo parmesão ou omitir.
Adições: Em vez de usar só um tipo de fruto seco podes fazer uma combinação de 2 tipos diferentes. Adiciona outras especiarias, como cebola em pó, ou uma pitada de pimentão fumado.
Partilha comigo as tuas variações destas Pesto de Rúcula e Manjericão!
Dicas da Isabel
Usa ingredientes frescos e de qualidade: Para um sabor e cor mais intensos usa folhas frescas e amendoins torrados de qualidade. A qualidade do azeite também é bastante importante, por isso se puderes usa um que seja bom.
Ajusta o Pesto ao teu gosto: Se quiseres um Pesto mais cremoso, adiciona um pouco mais de azeite. E retifica os temperos.
Faz com antecedência e em quantidade: Como já disse antes, este molho é mesmo muito versátil e pode ser usado para muitos fins. Por isso junta-o á tua meal prep da semana para que tenhas sempre á mão. Podes dobrar a quantidade para que possas congelar e usar mais tarde.
Como guardar o molho Pesto?
No frigorífico: Guarda em frascos herméticos por até 5 dias.
No congelador: Podes congelar em pequenas porções (por exemplo, numa cuvete de gelo como eu gosto de fazer) e usar conforme necessário. Dura até 3 meses no congelador.

Por fim, se fizeste esta receita de Pesto de Rúcula e Manjericão | Vegan deixa um comentário e/ou deixa a tua avaliação á receita. Adoro saber como correm as vossas experiências na cozinha. Isabel 😊
Outras receitas de molhos que vais gostar:
- Molho vinagrete de laranja e manjericão caseiro
- Maionese de Abacate com Ervas Saudável
- Receita de Molho Vinagrete Caseiro
Receitas onde podes usar este molho Pesto:
- Penne com Burrata e Pesto: Simples e Sabor Incrível!
- Tagliatelle de espinafres com frango e pesto
- Salada fria de Massa Pevide e Tofu|Marmita
- Sandes de Peru com Pasta de Beterraba
- Sandwich de Atum com Maionese Saudável
Pesto de Rúcula e Manjericão | Vegan
Equipamento Necessário
- Varinha Mágica*
- Frasco hermético
Ingredientes
- 30 g de Rúcula
- 15 g de Folhas de Manjericão
- 30 g de Amendoins torrados
- 3 clh sopa de Levedura Nutricional
- 1 Dente de alho
- 45 ml de Azeite
- 2 e 1/2 clh de sopa de Sumo de limão
- Pimenta q.b.
- Sal q.b.
Preparação
- Lava bem a rúcula e o manjericão e retira o excesso de água com um pano de cozinha ou com a ajuda de um escorredor giratório.
- Coloca todos os ingredientes num processador ou no copo da varinha mágica.
- Tritura ou processa, conforme o que usares, até obteres um molho cremoso.
- Prova e retifica os temperos ao teu gosto.
- Guarda em frascos herméticos ou em cuvetes de gelo se quiseres congelar
Notas
- Com massas: Prepara a tua massa favorita (espaguete, penne, fusilli) e mistura com o Pesto. Podes adicionar legumes grelhados, tomates secos ou até algumas tiras de frango grelhado para uma refeição completa.
- Em sandwich ou wraps: Barra o Pesto sobre o pão ou tortilla e adiciona legumes frescos, queijo e proteínas á tua escolha para um lanche ou refeição rápida e saborosa.
- Como molho para salada: Usa o Pesto como molho para saladas frescas ou bowls de salada.
- Com legumes assados: Serve o Pesto como acompanhamento para legumes assados, como abóbora, batata-doce ou brócolos, para uma refeição saudável e cheia de sabor.
- Topping de Pizza: Uma outra forma de usar este molho é colocar como topping em pizzas ou bruschetta.
Aventura-te na cozinha! Se fizeste esta receita partilha comigo. Por favor, deixa a tua avaliação para ajudares outras pessoas a descobrir esta receita. Obrigada pelo apoio 😊
Até á próxima aventura! Bom Apetite!
